quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CÁLCULOS SOBRENATURAIS (OU UMA LÓGICA PERVERSA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS


Em algum lugar, nos bastidores do departamento comercial de uma empresa qualquer:


- Cadê aquele novo aparelho de ginástica que você prometeu para hoje de manhã? - perguntou Péricles, gerente de marketing, às 14:00h.

- Já está disponível na loja desde às 09:00h! Baixe a bola porque você está atrasado, como sempre! - respondeu Duvaldo, gerente de compras e custos.

- Poxa, Duvaldo, você nunca me dá retorno das informações. Eu não sou bidú e nem tenho bola de cristal para adivinhar. O cliente está aguardando desde às 08:00h, meu! - retrucou Péricles, roxo de raiva.

- Relaxa, amigo. O importante é que chegou! Sem crise, sem crise! - respondeu Duvaldo, plácido como ele só.

- Tá bom, vai... mas qual é o preço de venda dessa porcaria? Pagamos quatrocentos paus, vê se não vai me ferrar, hein?!

E tome cálculos. Digita pra lá, digita pra cá, risca, rabisca. Enfim sai o resultado:

- O preço final é três mil e quinhentos.

- Você está louco, Duvaldo?! Que conta você fez para chegar a esse resultado aí? Sua calculadora está roubando, cara!!!

- Simples! Preste atenção: eu pego o preço de compra, divido por 0.1 e adiciono o índice D.D.D.D.H! - resumiu Duvaldo, como se sua resposta não trouxesse dúvidas.

- Que raio de índice é esse? - perguntou Péricles, desconfiado.

- D.D.D.D.H significa "Depende Do Dia e DHumor": se eu estiver de bom humor, a taxa é zero. Se estiver de mau humor, incluo o triplo do valor de compra. Se eu acordo atrasado, é só o dobro; já se eu tenho que chegar mais cedo, aí são os dois valores e assim por diante. Isso varia de acordo com o dia, a hora, a cara do cliente. Uma hora eu te explico, porque é um cálculo muito complexo e tem mais algumas coisas que só dá para definir na hora. - concluiu solene.

- Mas...cobrar essa fortuna por um produto que o mercado vende por bem menos da metade?! Isso é loucura, Duvaldo!

- Se quiser, é assim. Não esquenta, amigo. O cliente vai se sentir importante por ter comprado um produto com esse preço. É uma questão de status, de poder, e tem um pouco de Psicologia também: a pessoa fica orgulhosa, se sente importante e poderosa quando diz que pagou uma nota preta por qualquer coisa. E em nosso caso, o cliente está comprando um produto na XYZ, a melhor loja de aparelhos de ginástica do país. - disse o gerente de compras, pimpão como ele só.

- Bom, pensando por esse lado, até que vale a pena. E tem mais: já que o cara está procurando, deve ter dinheiro para pagar. Vou arrancar até as cuecas do cliente e ele ainda vai me agradecer pelo atendimento diferenciado. - sorriu Péricles, com aquele cara de carrasco pronto para executar alguém.


Moral da história: não assine sem ler, não compre sem pesquisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário